Mons. Bernardo Abel Alphonse Cnudde (In memorian) - 1° Pároco

* 11/03/1939                 + 20/11/2000

Nascido em Saint Saulve, Diocese de Cambrais- França

filho legítimo de Fernandd Cnudde e Andrea Lamens Cnudde,

Estudou no Seminário MenorSagrado Coração de Jesus, em Lampaul- Guilliaume na França,  cursou Filosofia e Teologia no Seminário Saint-Jacques, foi ordenado Sacerdote em Saint-Jacquesaos 29/06/1966, pelas mãos do Mons. François Polrier, Arcebispo de Porto Principe-Haiti,

Em 1965, ainda como Diácono, foi convidado por Dom Jaime Luiz Coelho(1° Arcebispo de Maringá, já falecido) para vir trabalhar no Brasil e, específicamente na Diocese de Maringá, onde já haviam outros sacerdotes franceses trabalhando.

Ordenado Sacerdote, veio para o Brasil, no dia 17 de novembro de 1966 e iniciou seus trabalhos como Vigário colaborador, na Paróquia Santa Maria Goretti na cidade de Maringá, depois auxiliou por 18 meses na Paróquia Santa Isabel do Ivaí na Diocese de Paranavaí, em 1968.

No dia 26/10/1969, encaridinou-se na Arquidiocese de Maringá, onde permanceceu até o ano de 2000, quando veio a óbito. tomou posse aos 03 de dezembro de 1969 na paróquia Divino Espírito Santo de Maringá.

Recebeu ainda o TítImage titleulo de Monsenhor no dia 03 de dezembro de 1980, sendo nomeado Vigário Episcopal, nesta mesma data, por Dom Jaime Luiz Coelho, foi Ecônomo do Seminário Maior N. Sra. da Glória em Maringá, aos 28/04/1990.

Pe. Bernardo permanceceu 31 anos, como pároco da Paróquia Divino Espírito Santo em Maringá,

Faleceu  de infarto fulminate, enquanto descansava em sua residência.

Ele tinha um desejo, "não queria ser sepultado no cemitério Rainha da Paz que é dedicado aos religiosos da Igreja católica, ele queria ser enterrado com o povo." Seu túmulo encontra-se no Cemitério municipal de Maringá-PR.

Função: Pároco
Nascimento: 11 de Março de 1939