• Logo Paróquia Divino Espírito Santo

Servir ao bem comum


        Com a postura e com a manipulação enganadoras de alguns políticos, muita gente criou atitude de mais ojeriza diante da política. Chegamos ao ponto de afirmar que qualquer discussão de problemas sociais é coisa de comunista, de socialista, de esquerdista... Que triste chegar a este ponto! Assim, continuam levando vantagem os espertalhões de sempre, que se organizam nas tais “frentes parlamentares”, com o objetivo de defenderem interesses obscuros e contrários à verdadeira democracia.

        Quando uma pessoa ou um grupo diz fazer Política - com pê maiúsculo! -pensando só em si e nos seus próprios interesses ou interesses de grupos fechados, comete o maior dos sacrilégios. A arte de encaminhar, articular e servir ao bem comum é a forma mais nobre de caridade, como já refletia são Paulo VI. No pensamento deste papa e da Doutrina Social da Igreja, a Política é a forma maior da caridade.

        Política está em toda parte. No contexto social, tudo depende dela. Não é somente ação do Estado, ou de um presidente, ou de um governador, ou de um prefeito. A Política como busca da construção do bem comum é mais que partidos. Estes são apenas partes de um todo. Os partidos são as vistas de um ponto de vista. Política é a visão do todo em todos os organismos sociais, nas relações de trabalho, nos clubes, nas associações de classes, nas associações de moradores etc.

        Neste ano de 2019, a Campanha da Fraternidade coloca-nos diante do dever que cada cidadão tem em relação à construção do bem público e coletivo, pois este é maior que o bem individual. O gerenciador do bem público-coletivo é o Estado que, em parceria com os indivíduos e organizações sociais, deve buscar soluções adequadas para qualquer tipo de problema enfrentado pela povo. As soluções devem ser encaminhadas a partir daquilo que a Constituição Federal, outras leis federais, estaduais e municipais prescrevem. Quer dizer: os gestores governamentais, em seus vários níveis, devem estar de tal modo afinados às prescrições legais que garantam os direitos mínimos de todos os cidadãos.

Pe. Júlio Antônio da Silva


Desenvolvido por Cúria Online do Brasil Logo Cúria Online do Brasil