O CENTRO DA BÍBLIA

O centro da Bíblia

UmaImage title das primeiras vezes que fui à cidade de São Paulo fiquei totalmente perdido naquele enorme concentrado de gente, de bairros, avenidas, ruas e prédios. Tinha em mãos o endereço onde devia ir. Porém, não tinha nenhum indicativo a mais. Nenhum mapa da cidade... Tive que correr atrás. Fui a uma banca e comprei um “Guia de São Paulo”. Nele procurei o nome da rua que procurava. Mas ainda estava perdido. Pedi várias ajudas, mas nenhuma bastou. Por fim, resolvi pedir socorro a um taxista, que me levou, de carro, ao lugar pretendido. Não foi fácil. Senti-me perdido por não conhecer a cidade e o endereço onde deveria chegar.

A Bíblia é como uma grande cidade. Para entrar no mundo da Bíblia, precisamos de um guia, de endereço certo e de orientação segura e precisa. Sem esse mínimo, ficamos perdidos e inseguros. E não chegamos onde devemos chegar.

Talvez nos contentemos em ler e meditar esta ou aquela página bíblica, buscando daqui e de acolá alguma passagem que nos preencha alguma necessidade momentânea. Porém, esquecemos que é impossível entrar na “Cidade-Bíblia” sem uma visão geral da sua unidade e riqueza.

O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é o tema da “Aliança”. Isto é, na Bíblia vamos compreendendo o quanto  de amor eterno e de fidelidade incondicional Deus teve  - e continua tendo - com o seu povo. Sem heresia, podemos dizer que a Bíblia narra uma verdadeira história de amor entre Deus e a Humanidade. Amor fecundo, traduzido em gestos de reconciliação, de acolhida, de co-participação na obra criada e criadora, de reconciliação, de reafirmação de amizade.

Quando lemos a Bíblia, devemos estar atentos para perceber como ela vai dando as dicas para a procura do endereço correto, pra ninguém ficar perdido na rua da amargura. O guia mais exato para descobrirmos o endereço é traduzido assim: A Bíblia conta a história da aliança entre Deus e a humanidade. A Aliança é o trato fiel de Deus. Com esta chave de leitura, ninguém se perde nas ruas da vida.

A história da Aliança mostra o quanto Deus deposita confiança nas pessoas e na história que fazem. Por isso, é que a Bíblia mostra um misto de história. Nele deparamos com todo tipo de gente, de reação, de impasses, de dramas. Bem como é a história humana.

Deus correu o risco de chamar a humanidade toda e todas as pessoas para sermos parceiros na construção da Aliança. A leitura da Bíblia faz-nos descobrir se somos parceiros fiéis ou infiéis.