Gratidão para quem abre caminho

Pessoas pessimistas perdem tempo a lamentar a triste situação em que vivem. Moralistas-legalistas concebem o mundo como ocasião de pecado. A fé cristã descobre que todo o universo e todas as situações humanas são espaços privilegiados de contemplação e realização da maravilhosa obra criadora de Deus. E tem certeza que todos e tudo passaram pelo cadinho purificatória da redenção libertadora realizada por Jesus Cristo... Pode-se dizer, sem medo nenhum, que pessimistas e moralistas-legalistas dedicam muita mais atenção na demonização da obra criada e redimida do que na contemplação da beleza e da santidade da obra criada.

Mesmo que haja muita gente que não tem o mínimo necessário para sobreviver dignamente, é bom lembrar que toda a humanidade participa, de algum modo, dos bons frutos da criação divina. Quantos bens recebemos a cada instante da vida! Quanta coisa boa e positiva acontece entre nós! Contemplando tantas pessoas boas e tantos bens da criação, resta-nos uma única e fundamental atitude: sermos gratos. A gratidão abre nossos olhos para o bem que devemos fazer, no ambiente que vivemos. Somente as pessoas gratas é que sabem apropriar-se da obra transformadora do universo e purificar o que não é tão bom, em vista do desenvolvimento de novas e ricas formas de sobrevivência para todos.

Não se trata, porém, de querer achar-se os únicos “salvadores da pátria”. Sozinhos pouco ou nada podemos e fazemos. É o esforço coletivo que nos faz sair do torpor individualista para a construção de uma “nova terra”. Por acreditarem que a edificação do bem é possível, quantas pessoas, antes de existirmos, já passaram por esta terra semeando e articulando o bem! Quão gratos devemos ser a elas que já lutaram e mostraram que são possíveis alguns caminhos alternativos para a eliminação das injustiças no meio da humanidade. São nossos verdadeiros heróis! Esses e essas expulsaram o negativismo criado por pessoas negativistas e pessimistas que só veem o mal em todos e em tudo.