CRISTÃO ADULTO

Image title

CRISTÃO ADULTO

A pessoa humana não nasce somente num estado de imaturidade e de imperfeição. Na medida que somos introduzidos no mundo, vivemos num estado permanente de “guerra interior”. Deparamos diante de um confronto interno entre a satisfação egoísta de si mesmo e a necessária interdependência dos outros. Carregamos a riqueza de um tesouro de amor interior, de um lado. De outro, a própria mesquinhez egoística. Porém, temos lucidez suficiente para sabermos que podemos crescer e ser mais e não nos fechar diante dos limites mesquinhos da imaturidade.

O caminho da maturidade pessoal abre-se à nossa frente na medida em que nos aceitamos com nossas mazelas e limites, com nossas sombras e as nossas incoerências, mas também com tantíssimas possibilidades luminosas. A experiência cristã tem demonstrado que chegamos à plena lucidez quando nos abrimos ao próximo, quando aceitamos o bem que há nele e lhe pedimos ajuda para sermos mais e melhores.

A maturidade cristã inclui também a aceitação da nossa imaturidade relativa, das nossas imperfeições, limitações, tendências ao pecado. Ser maduro significa saber aproveitar as possibilidades de aperfeiçoamento e estarmos dispostos a fazer dos progressos possíveis, dia após dia, numa busca perseverante. Diante de qualquer possível erro ou desvio de rota, não podemos e nem devemos ter consciência só do peso limitante do erro, mas devemos, sobretudo, ter o coração e a mente voltados para metas que sempre nos inspiram “caminhar, sem olhar pra trás e nem desanimar”.

O cristão e a cristã adultos somos colocados diante de Jesus Cristo. É a ele que ouve. É para ele que mira nosso olhar e nossos ideais. É a sua Palavra e o seu convite que garantem um caminho seguro a ser percorrido. E, se nesse caminho acontecer algum percalço ou algum pequeno desvio de rota existencial, temos convicção que há jeito de recomeçar sempre... Ao redor do Mestre de Nazaré fazemos girar o eixo central da nossa vida. Aprendemos com ele a fazer a vontade do Pai e aproximar-se do próximo com amor solidário e liberdade, aprendendo sempre algo mais pra nossa vida.