Correr para frente

Image title

CORRER PARA FRENTE

Um dos segredos da sobrevivência é a esperança. Quem sabe esperar, descobre perspectivas de sobrevivência em meio a um mundo caótico e desordenado. Quem vive de esperança em esperança sonha e vai longe. Nós cristãos deveríamos ser chamados de pessoas da esperança, pois em nossa “carga genética” está impressa uma perspectiva de vida que vai além deste mundo limitado.

Vivemos numa época em mudança radicais, geradora de uma mudança de época. Algo novo é proposto a nós. A vida está grávida de novas perspectivas. Não podemos dar uma de choramingões ou de profetas de calamidades. Pessimistas incorrigíveis não podem ser cristãos. Quem não sabe fazer outra coisa senão lamentar-se por causa da miséria do tempo presente, mesmo que leve o nome de cristão, na verdade não passa de um incrédulo profeta do mau agouro, um “incrédulo anônimo”. Apesar de tantas decepções, são-nos apontadas ricas e extraordinárias possibilidades de salvação.

O cristão não é um otimista-ingênuo, que vive de olhos tapados diante das tensões e desordens sociais, achando que tudo está às mil maravilhas. Porém, é uma pessoa que sabe tirar lições em meio das dificuldades, das tensões, das desilusões, da falta de utopias... As dores de parto do novo que está sendo gestado não são dores de desespero, mas de novas expectativas, construídas com paciência histórica.  Por estas e outras razões, o cristão é otimista-realista em tudo e sempre, porque coloca sua confiança em Deus e está convencido que a mão de Deus é infinitamente poderosa, mais que o pé do diabo.

A esperança cristã não permite que vivamos deitados “eternamente em berços esplendidos”, acomodados a hábitos antigos que achamos ser os únicos corretos. Não permite, também, que vivamos em função de méritos e vaidades pessoais. A esperança vai além, muito além. Impulsiona-nos a horizontes maiores dos terrenos. Coloca-nos diante de uma perspectiva de vida que não tem fim, a vida eterna. Resta-nos correr pra frente, em direção a essa meta que nos espera.