Como ler a Bíblia?

A Bíblia é uma coleção de livros. São 73 livrinhos. Neles encontramos uma história de vida de um povo com seu Deus e de Deus com seu povo. A Bíblia não é um livro para ser “lido ao pé da letra”. Quem lê a Bíblia assim, manipula o escrito e o compreende fora daquele bom espírito que ali se documenta.                                                                                                                        Para um boa leitura da Bíblia necessitamos, é lógico, do texto que está escrito. Mas, além dele, necessitamos de conhecer o seu contexto e pretexto. Estes dois elementos são essenciais. Por eles mergulhamos numa história única, a de um povo e cultura determinados, o povo hebreu, que tantas lutas empreendeu na construção de sua identidade.

O importante não é saber a Bíblia de cor e salteado. O importante é saber que a história ali revelada ilumina a história que hoje fazemos. Lá, encontramos luzes para enfrentar os problemas e desafios de hoje.

A Bíblia é um livro de fé. Não é uma espingarda para atirar em quem não tem fé ou que vive de forma diferente da nossa. Não faça da Bíblia uma espingarda para atirar em pessoas de outras religiões, ou de outras Igrejas. O livro da fé foi feito para unir.

O povo de Deus tem a Bíblia como seu livro predileto. É um livro para ser lido em comunidade, aplicando nos problemas que o povo de Deus enfrenta. Coletivamente é que se descobre o verdadeiro sentido das palavras e das histórias da Bíblia: “A Bíblia tem seu lugar preferencial na comunidade da Igreja, onde vive o espírito em que ela foi escrita e conservada” (Introdução Geral da Bíblia oficial da CNBB, pág. 14).

Lendo e refletindo sozinho, você poderá se enganar, pensando que suas idéias pessoais são palavras de Deus. Lendo e refletindo em comunidade, com a Igreja, você escuta as palavras dos irmãos e a Palavra de Deus que vai se revelando na força da união daqueles que se reúnem em nome de Deus para o fortalecimento da fé.