• Logo Paróquia Divino Espírito Santo
    • Paróquia
    • DIVINO ESPÍRITO SANTO

A Fé não é coisa privada


     Graças ao Batismo, podemos participar da fé dos Apóstolos. Assim, por meio deles e dos Evangelhos, foi que recebemos a graça de crer em Cristo, mesmo sem tê-lo visto (Jo 19, 29b). Ele é que nos dá a graça e a alegria de mergulharmos profundamente na sua vida de Ressuscitado.

     A fé coloca-nos dentro da comunidade eclesial. Sem esta não existe fé cristã. É na comunidade eclesial, reunida em nome da Trindade Santa, que teremos todos os elementos necessários para fazermos crescer a fé que nos foi concedida. Então, nossa fé não é coisa privada. Liga-nos a todos e a todas que receberam a mesma graça. Faz-nos Igreja-viva e organizada. Comunidade de vida, de esperança e de amor solidário. Liga-nos diretamente à Igreja nascida de Cristo e da comunidade dos Apóstolos.

     É inútil querer provar que cremos sem passar pelo crivo daqueles que nos transmitiram a fé e pela corrente de transmissão que eles instituíram, a Igreja. Ela garante e confirma a fé verdadeira.

     A fé cristã não é algo que depende de sentimentos. Como daquele tipo que diz: “Não sinto nada, não tenho fé”. Ou: “perdi a fé porque não sinto mais nada”. A fé é mais que sentimentos. Estes podem nos trair e nos fazer focar em elementos nada fundamentais daquele núcleo do qual a fé cristã nasce: morte e ressurreição de Cristo. A fé também não é um tranquilizante da consciência ou da alma, que tomo quando estou passando por apuros. Acreditar naquele núcleo é aderir ao mesmo estilo de vida que Ele viveu e que comprovou que dá sentido à vida. Por isso, ter fé é ter uma atitude nascida da razão, iluminada pela força do Ressuscitado e traduzida em atitudes responsáveis frente à existência.

     Crer é ter coragem de fazer um encontro pessoal-comunitário com Cristo vivo, o Deus-amor, a nós revelado pelo Pai, na força e graça do Espírito Santo. Esse dom só cresce quando, no dia-a-dia, permanecermos unidos em Cristo e produzirmos muitos e bons frutos.

                                                                                                                                           Pe. Júlio Antônio da Silva


Desenvolvido por Cúria Online do Brasil Logo Cúria Online do Brasil