Terço dos Homens

Image title Dia 18 de junho, após a Celebração, na igreja.

Por que é importante que os homens rezem o santo terço?

O Terço dos Homens é, com certeza, um socorro do Céu, uma iniciativa daquela que conviveu com dois grandes homens, Jesus e José.

Nas várias missões que vou pelo país, mesmo quando o tema do retiro em que vou pregar não está voltado a Mãe de Jesus, sempre chega até mim um testemunho sobre o Terço dos Homens. Assim, percebo o quanto esse movimento está difundido em nosso território e como essa devoção é eficaz e tem mudado a vida de tantos homens.

O que é o Terço dos Homens e o que acontece quando eles rezam?

Primeiramente, percebo que é uma iniciativa própria de Nossa Senhora, e alguns fatos demonstram isso.

Geralmente, nas localidades onde há o Terço dos Homens, as mulheres, esposas e amigas são instruídas a não convidar aqueles homens que lhes são próximos para participar. Eles ficam sabendo, assim como todas as pessoas do bairro ou da cidade, por meio de um comunicado geral à população e começam a frequentar a oração, porque se sentem impulsionados a ir ao grupo. Não há um convite pessoal, por isso vemos a mão de Maria tocando o coração deles. Algo os move interiormente, talvez até pelo pretexto de uma lembrança da infância, por curiosidade ou um problema que estejam passando. Maria usa de algo na vida deles, para que despertem, dentro de si, a vontade de rezar.

Maria sabe, no papel de mãe e no papel de esposa, como auxiliar um homem a ser tudo aquilo que ele pode ser.