"MISSA DE ANO NOVO"

Image title

Caríssimos amigos!

Não existe Missa de Ano Novo. Este formulário não está no Missal oficial da Igreja. Portanto, não se celebra Missa de Ano novo.
Inclusive, o tal “Ano Novo”, “Virada de Ano” e “Réveillon” não é comemoração religiosa mas sim civil; marcando o início de um novo ano civil. O Ano da Igreja se inicia no Primeiro Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal e não no dia 01 de janeiro.
Nestes meus quase quarenta anos, já vi coisas estranhíssimas: “Missa da Virada”, “Missa de Ano Novo”, inclusive com o padre pedindo para todos irem à Missa vestidos de branco (superstição que é pecado); fazendo a “entrada” dos numerais do novo ano, cantando músicas de Roberto Carlos e outros cantores não sacros sobre “recomeço de ano”, “paz no coração” e outras melosidades... Quanto absurdo em nossas liturgias...
Dia 31 de dezembro é memória facultativa de São Silvestre I, que grandiosamente contribuiu com o início da Igreja e a paz com o poder público. Contudo, até as 15h00min, a Missa é própria da Oitava do Natal.
Após as 15h00min, Hora Média no Ofício Divino, segundo a lei litúrgica, já são I Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Isto é obrigatoriamente por ser dia de preceito.
Dia 01 de janeiro, é a grande Solenidade de Maria Mãe de Deus. Esta é a festa mais importante de Nossa Senhora no ano todo. Infelizmente acaba sendo esquecida ou muito (quando não completamente) ofuscada pelo grosseiro erro de se celebrar neste dia o que a Igreja não celebra: O Ano Novo! Por ser uma Solenidade, esta festa de Maria Mãe de Deus já se celebra desde as 15h00 do dia 31 de dezembro.
Celebremos portanto Maria, a Mãe de Deus nos dias 31/12 à noite e no dia 01/01. Agradeçamos a Nosso Senhor e a Maria pelo ano civil que se encerra e coloquemos sob a proteção de Deus e de Maria o ano civil que se iniciará, mas sem paganizarmos a liturgia.

(Este artigo foi atribuído a Dom Anuar Battisti, Arcebispo emérito de Maringá. Porém, sua autoria não lhe pertence. Alguém outro que escreveu. Mas seu conteúdo é válido e esclarecedor.)