• Logo Paróquia Divino Espírito Santo
    • Paróquia
    • DIVINO ESPÍRITO SANTO

N/A (Neuróticos Anônimos)


Image title

Quem somos  Neuróticos Anônimos é uma Irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas  experiências,  fortaleza   e   esperança  para  resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitarem da doença mental e emocional.

      Em N/A não se cobram taxas e nem mensalidades,  as despesas de seu funcionamento são pagas com o dinheiro proveniente das contribuições de seus membros.  Neuróticos Anônimos  não está ligada a nenhuma instituição religiosa ou política e não defende nem se opõe  a  nenhuma  causa. Seu  objetivo   primordial é  a  transmissão  de  sua  mensagem através da recuperação  de seus membros, aos que necessitam de ajuda para encontrar uma vida feliz, livres da doença mental e emocional.

     Alcoólicos Anônimos  bondosamente  concedeu  permissão  a  N/A  para usar seus Passos e seu Programa, como já tem feito em relação a outras associações de Anônimos.


     Anonimato Pessoal e sua Finalidade – Em  relação  aos companheiros e mesmo às pessoas que frequentam as reuniões, o anonimato é a garantia prática de que o nome de todo o membro, bem como a sua história, serão mantidos em absoluto segredo.

     Por um dever espiritual, expresso em ato de amor, como membros de N/A, nos comprometemos espiritualmente a não revelar o nome e depoimentos de companheiros e de outras pessoas que frequentam as reuniões.  Pelo Princípio do anonimato, estas pessoas terão a garantia prática de que manteremos seus nomes e suas histórias de vida expressas em depoimentos, em absoluto segredo.  “Por este princípio teremos a clara e plena convicção de que só a elas cabe a faculdade de revelarem a sua filiação ao N/A e suas histórias de vida”

     Como tudo começou -  Neuróticos Anônimos foi criado em 03 de fevereiro de 1964 em Washington, DC por Grover B,que era um membro de A.A. recuperado, psicólogo, alcoólatra  que já havia tentado o suicídio cinco vezes antes dos 21 anos. Ele tomou consciência que sua dependência pelo álcool era fruto de graves problemas Emocionais.

Embora nossa Irmandade não tenha caráter religioso, costumamos iniciar e encerrar nossa reunião com uma Oração – A Oração da Serenidade -  Concedei-nos Senhor, a Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras.



Image title

Teste de Saúde Emocional

01 - Você tem medo de estar sozinho, sair de casa, dirigir um carro ou fazer uma viagem fora de sua cidade?

02 - Você se sente diferente ou "deslocado" quando está com outras pessoas?

03 - Você frequentemente negligencia seus afazeres, dorme muito, sente-se constantemente cansado ou sem energias?

04 - Você já tentou o suicídio ou pensou seriamente em cometê-lo?

05  -Você precisa de tranquilizantes ou outras drogas (que alteram a mente) para atravessar o dia?

06 - Você assume mais responsabilidades do que pode? Tem uma atitude de tudo ou nada?

07 - Você vive tenso, incapaz de se relaxar e não consegue dormir?

08 - A tensão, a ansiedade e a preocupação afetam seu trabalho?

09 - Você sente que outras pessoas não o compreendem ou não compreendem os seus problemas?

10 - Você sente que as outras pessoas "estão lhe olhando" quando você trabalha ou quando está em público?

11 - Você acha que o seu relacionamento está em perigo?

12 - Você tem problemas sexuais?

13 - Você sente que a vida já não tem "sentido"?

14 - Você fica tão irado que chega a perder o controle?

15 - Você entra em PÂNICO quando está sob tensão?

16 - Você vive chorando?

17 - Você se sente "culpado"?

18 - Você sofre de depressão?


    Se respondeu SIM a qualquer uma das perguntas acima, é provável que você precise de ajuda. Se respondeu SIM a 3 ou mais perguntas, então é quase certo que você precise de ajuda - Você deseja ajuda?


    Nosso propósito é mantermos-nos sereno(equilibrado emocionalmente) e ajudarmos outros pessoas a alcançarem a serenidade, a fim de podermos desfrutar uma vida feliz, livre das angústias da doença emocional.

    Portanto, se você admite que é uma das milhares de pessoas cujas emoções, interferem em seu comportamento, sofrendo de ansiedade, depressão, angústia, nervosismo, medo, insegurança e outras emoções torturantes, existe ajuda para você.


Nem que tudo mais tenha fracassado!

Você  não está só... fique conosco!


    Importante: Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.


Acesse este link:   http://www.neuroticosanonimos.org.br saiba mais.


Os três legados de N/A - Recuperação, Unidade e Serviço

             Na Recuperação nós conseguimos manter o equilíbrio emocional; na Unidade trabalhamos juntos para o bem de nossos Passos e Tradições; e através do Serviço nós damos aos outros, de graça, o que nos foi dado.


        Recuperação - com a prática do programa, aumentamos a tolerância, a aceitação, a paciência, a humildade, a honestidade e acima de tudo a capacidade de amar. Foi preciso que tivéssemos a chave da boa vontade e a mente bem aberta para desenvolvermos uma nova modalidade de vida. Aprendemos a fazer uma reformulação de nossas vidas, modificando nossos pensamentos e conceitos, portanto a nossa recuperação individual se solidificou na medida em que aprendemos a lidar com os problemas de ordem moral e espiritual.


     Como aprendemos a reformular nossas vidas?:

01) Admitindo a nossa impotência perante nossas emoções e a perda do domínio de nossas vidas. O que significou a derrota total;

02) Acreditando em um Poder Superior a nós mesmos e entregando a ele a nossa vontade e a nossa vida;

03) Fazendo um inventário moral de nós mesmos e admitindo perante Deus, perante nós mesmos e a outro ser humano a natureza de nossas falhas;

04) Nos prontificando a deixar que Deus removesse esses defeitos de caráter e rogando a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições;

05) Fazendo uma relação das pessoas a quem tínhamos prejudicado e fazendo reparações diretas, sempre que possível.

06) Reativando sempre o nosso inventário moral e admitindo nossos erros prontamente;

07) Meditando e orando para melhorar nosso contato consciente com Deus, e com os demais seres humanos.


     Enfim, aprendemos a perdoar e a pedir perdão, a dividir responsabilidades e a buscar a todo custo a humildade, a paz e o amor ao próximo. A prática destes princípios trouxe consigo a necessidade de levarmos esta mensagem a outros sofredores, que no futuro seriam os nossos líderes e conosco trabalharão.


     Unidade - Ela nos é estabelecida pela prática das Doze Tradições, que é a nossa cartilha de convivência entre nós e para com a sociedade. As Tradições são frutos de erros e acertos que resultaram em experiência. Nós sabemos que por sermos seres humanos, temos muitos defeitos individuais e consequentemente, que nossa Irmandade, enquanto sociedade, ainda tem muitas falhas que nos ameaçam continuamente.


     As Tradições garantem a igualdade de todos os membros e a independência de todos os grupos. Elas nos mostram como podemos funcionar melhor em harmonia como um todo e como nos relacionar, uns com os outros e com o mundo lá fora.

No que tange a unidade, a Tradição mais específica é a Primeira que nos diz: “Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a reabilitação individual depende da unidade de N/A.”.  É provável que nenhuma sociedade valorize tanto o bem-estar pessoal dos membros como faz N/A. e á muito tempo aprendemos que, o bem-estar comum deve vir em primeiro lugar; sem isso haveria muito pouco bem-estar pessoal.


     Serviço - Quando falamos em serviço, logo salta a mente os encargos de junta de serviços de grupos, Escritórios regionais, UNAs, diretoria do ENABRA, que são os servidores escolhidos através do voto.

     Ocorre que o Décimo Segundo Passo de N/A., ou seja, levar a mensagem, é o serviço básico que a nossa irmandade oferece. É o nosso principal objetivo e a razão primordial de nossa existência.


    Mas o que é o serviço em N/A.?

     O serviço em N/A. é a transmissão da mensagem e qualquer coisa que realmente nos ajude a alcançar companheiros que estão sofrendo. Nossos serviços envolvem locais de reuniões, cooperação, escritórios de serviços (Enabra), folhetos e livros. Os serviços podem precisar de comitês, representantes, encontros, seminários, reuniões publicas, etc. Os serviços abrangem, desde a xícara de café até a Sede de Serviços Gerais para a ação nacional e internacional. A soma de todos esses pequenos esforços (serviços) é o Terceiro Legado de N/A. Tais serviços são absolutamente necessários para a existência e crescimento de N/A.

    Se nós o assumirmos, deveremos ter consciência de que é através daquele simples serviço, que poderemos ajudar aqueles que nos procuram com os seus problemas. Portanto, varrer a sala, limpar as cadeiras, ligar um ventilador, fazer e servir o cafezinho, coordenar a reunião, representar o grupo, distribuir panfletos, e até contribuir com sacola dentre outros, são serviços igualmente importantes, pois visam à concretização do Décimo Segundo Passo, que é o maior de todos os serviços de N/A.


   E para isso eu sou responsável!

Venha conhecer nosso grupo:

Reuniões toda  Quarta-feria  ás 16h30 e Sexta-feira às 19hs, nas Sala

Divino Esp. Santo, no Centro Pastoral da Paróquia Divino Espírito Santo -

Maringá-PR

Coordenador: Elaine Gueles
Dia de encontro: Sexta-Feira
Horário: 19h30
Endereço: Sala Divino Esp. Santo - Centro Pastoral
Complemento:
Bairro: Zona 07
Cidade: Maringá
Telefone: 44 9999 0845
Email: elainegue121@hotmail.com

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil Logo Cúria Online do Brasil